AS FASES DO LUTO
O processo de luto é acompanhado de diversos sentimentos, é um processo difícil para muitas pessoas o que pode ser expressado de diversas maneira. Nas dramatizações pode-se perceber que os estágios estão presentes no cotidiano, havendo a necessidade de compreender cada um para poder de alguma forma auxiliar os familiares nos momentos difíceis. A seguir são elencados alguns estágios:
- O estágio da negação, ocorre quando a pessoa recebe a noticia "ruim"e recusa tudo o que lhe é dito. É uma defesa que a pessoa encontra para suportar tudo o que está por acontecer.
- O estágio da raiva, é o sentimento de ira que é despejado em todos pelo que aconteceu, ou seja, sente raiva dos médicos, familiares e de todas as pessoas que o cercam. Sendo assim é necessário ter o cuidado de entender que esse momento não é direcionado a uma pessoa, e sim, sobre uma situação pela qual esteja passando, sabendo que não será possível muda-la.
- O estágio da barganha, é considerado a fase onde a pessoa começa a negociar, faz promessas, para que tudo melhore. Esse período está ligado ao aspecto de culpa. O profissional de saúde poderá estar conversando com o paciente para tentar auxiliá-lo.
- No estágio da depressão, a pessoa percebe que é iminente que ocorrerá a perda e que não conseguirá mais contornar a situação. Nessa fase não é necessário palavras otimistas e deve-se priorizar o toque e a comunicação não verbal.
- Por fim o estágio de aceitação, é caracterizado pelo período o qual a pessoa passa a aceitar tudo o que está lhe acontecendo. Está mais preparada para as consequências e para a morte. Cabe ao profissional entender o que o paciente precisa, respeitando suas necessidades.
Luana Budtinger

Nenhum comentário:
Postar um comentário